O que é
Esta página permite submeter ao ccTLD os meios de prova que achar necessários para solicitar a alteração da titularidade (quem é o dono) de um domínio de extensão AO.
Este serviço justifica-se quando o legítimo titular de um domínio com extensão AO perde contacto com a loja em que o registou.
Quem pode utilizar este serviço?
Apenas os legitimos titulares ou mandatários sob procuração podem submeter estes pedidos. Se faz o requerimento em nome de uma empresa, deve estar mandatado para tal através de carta em papel timbrado da sociedade titular do domínio, assinada pelo representante legal da mesma.
Antes de começar verifque que:
1. o seu domínio é de extensão .co.ao ou .it.ao
2. foi registado antes de 28 de Junho 2024
3. o Registrar actual é 'DNS.ao' (pesquise em dns.ao/ao/whois)
4. o domínio não é de 2 ou 3 letras terminando em .ao ou .co.ao, que são domínios reservados
Etapas para a realização deste serviço
Preencha o nome do domínio a que diz respeito o seu pedido de fiabilização, por exemplo abc.co.ao.
Cada formulário deve corresponder apenas a um pedido.
Procuramos saber:
Quem são os donos dos dominios
os meios de prova mais adequados são um ou mais dos seguintes: um registo de marca no IAPI, um registo de sociedade comercial no FCDS, uma cópia de ecrã da consola de gestão da loja onde conste o domínio, uma factura de compra da loja onde conste o dominio e o titular do mesmo.
Quem são os responsáveis técnicos autorizados dos domínios
Apenas os legitimos titulares ou mandatários sob procuração podem submeter estes pedidos. Se faz o requerimento em nome de uma empresa, deve estar mandatado para tal através de carta em papel timbrado da sociedade titular do domínio, assinada pelo representante legal da mesma.
Se tiver uma factura de compra ou um screenshot da consola de gestão do seu domínio na loja onde o registou, estes elementos também podem ajudar a demonstrar vínculo ao domínio em apreciação.
Outras informações
Condições alteradas em 1 de Setembro 2024:
A partir de 1 de Setembro 2024 termina o periodo de cortesia de 60 dias para submissão de requerimentos de forma gratuita. Cada pedido submetido na página dns.ao passa será tratado mediante o pagamento de 30000 Kwanzas de taxa de serviço.
Cada pedido para reemissão de chave EPP correctamente emitida e deixada expirar pelo utente será tratado mediante o pagamento de 30000 Kwanzas de taxa de serviço, cada.
Este serviço não é adequado para tentar fiabilizar a titularidade de domínios co.ao ou it.ao registados depois de 1 de Julh o 2024.
A partir de 1 de Setembro a análise do seu pedido só se inicia com o pagamento da taxa de serviço através da referência RUPE emitida no fim do seu pedido. Não precisa enviar comprovatrivo de pagamento, a actualização do estado do seu pedido para 'Pago' depois do pagamento da RUPE, é automático.
Acompanhe o seu pedido na sua Area Privada, e entenda os estados do Pedido:
. Submetido: inserido correctamente e atribuido um número de Pedido de 12 algarismos.
. Anulado: Hipóteses: Há um pedido duplicado; O domínio é reservado; O domínio não está registado (verifique em dns.ao/ao/whois); O preenchimento do campo do domínio está errado; O domínio já foi transferido para outro Registrar.
. Recusado: Não ficou demonstrada a titularidade do domínio pelo requerente ou o requerente é um mandatário que não submeteu uma credencial válida a este serviço.
. Entregue. O pedido foi aprovado e uma chave EPP com validade de 7 dias foi enviada para o email do requerente. A chave só pode ser usada numa loja oficial autorizada com perfil 'Registrar':
https://dns.ao/ao/lojas-de-revendedores-autorizados-licenciados/
Voltar