Pretendo Registar um Endereço .AO

GLOSSÁRIO DE TERMOS DO SECTOR
Entenda os Termos do Sector

ccTLD - A actividade de gestão do domínio da internet onde se exercem actividades pesquisáveis através do endereço com sufixo .AO tutelada pelo MINTTICS através do instituto público INFOSI.

Zonas AO – o conjunto total dos sufixos ".AO” incluindo os sub-domínios .co.ao, .it.ao, .edu.ao, .org.ao e .gov.ao, actualmente existentes no portefólio comercial do ccTLD.

Core System - nome de indústria que se dá ao sistema informático primário do ccTLD e que até 26 Junho 2024 não existia no parque informático da Replública de Angola. A saber:
  • Configura-se a disponibilidade de uma Zona AO,
  • Monitora-se os endereços nela registados,
  • Define-se as datas de expiração desses endereços,
  • Homologa-se quem pode vender domínios na Zona (‘registrars’)
  • Guardam-se os legítimos titulares dos endereços para o período vigente (‘ registry’)
  • Gerem-se as regras de registo de um endereço (caractéres proibidos, etc)
  • Inibem-se (‘blacklist’) o registo de determinados domínios protegidos.
Zona Delegada – uma Zona AO que é gerida de forma autónoma por um Registrar homologado pelo INFOSI num Core System independente. O ccTLD AO é em si, uma zona delegada ao INFOSI pela IANA.org.

Ficheiro de Zona – Uma componente crítica do Core System onde é publicada a lista de endereços na Zona AO que é autorizada a propagar na internet (e retirados quando necessário).

Registrars – Empresas de tecnologia de informação de grande porte, capazes de cumprir níveis de conformidade exigentes e investir com o ccTLD para manter elevada a reputação do sector. Os Registrars nacionais competem com Registrars internacionais para registo de endereços nas Zonas AO. Registrars têm a capacidade de dar suporte aos registantes com serviços de valor acrescentado no contexto dos domínios tal como serviços de criação de páginas na internet, serviços de email, ciber segurança e alojamento, entre outros. Registrars são a primeira linha de contacto público com os requerentes a registo de endereços nas Zonas AO e devem assegurar os níveis de conformidade definidos pelo ccTLD

Revendedores Oficiais Autorizados (ROA) – Empresas de tecnologia de informação de pequeno porte que requerem um suporte profissional mais sofisticado do que requerente pessoal ou familiar. Os ROA devem se transformar clientes de um ou mais Registrars.

DNS.ao – é o nome da página de internet autoritária do ccTLD onde se publica toda a informação actualizada sobre o sector. O DNS.ao não presta o serviço de registo de domínios nem serviço de alojamento ou criação de páginas web. o DNS.ao só dá suporte técnico aos Registrars e ROAs. 
A dns.ao presta serviço de registo de endereços no domínio .AO?
A dns.ao é a entidade com a tutela do processo de gestão global do domínio de topo .AO e por esse motivo não presta serviços de registo directo de domínios .AO a particulares ou empresas.

A dns.ao licencia empresas nacionais e estrangeiras do sector das TIC para o relacionamento com privados e empresas que pretendam registar endereços no domínio .AO, havendo uma lista neste site de todas as empresas licenciadas para o efeito.
Qual o preço de registo de um endereço no domínio .AO?
O preço de registo de endereços no domínio .AO é livremente estipulado pelas empresas licenciadas para o efeito, empresas essas denominadas Registrars.

No entanto, a dns.ao honra a convenção internacional de garantir a detentores de marcas internacionais que estas têm protecção das suas marcas no domínio .AO durante o periodo de 'Sunrise'. 

Todos os registrars acordam distribuir endereços de domínio .AO seguindo as regras em vigor do dns.ao.
Como recebo uma factura do meu pagamento ao dns,ao?
Os pagamentos ao dns,ao são realizados exclusivamente através de uma referência única de pagamento ao Estado (RUPE) que pode ser regularizada em qualquer Multicaixa ou homebanking. 

O DUC (documento único de cobrança) do pagamento é gerado instantaneamente e colocado no Portal de Serviços das Finanças. Aceda à sua página de contribuinte fiscal no Portal de Servi;os das Finanças com o mesmo NIF registado no dns.ao e descarrege o seu DUC.


Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!